Música por toda a Europa

Já sabe, né? Rolou um tempinho, seja fim de semana, férias ou feriadão, e o pessoal aqui do escritório de criação já põe a mão na mala, cata o passaporte e se joga no avião! Ou no carro, trem, bicicleta… o fato é que por aqui ninguém consegue ficar parado. A trabalho ou a passeio, estamos sempre viajando.

Desta vez foi o Giba, ou Gilberto Carvalho, Diretor de Marketing, que foi dar uma volta pela Europa e chegou cheio de novidades pra contar pra gente. Vamos embarcar com ele nessa viagem em busca da música?

Para um apaixonado por música, viajar para a Europa é uma experiência indescritível, praticamente um parque de diversões. Por onde passo gosto de pedir indicações de casas com música ao vivo, algo natural para alguém que viveu em cima do palco boa parte da vida.

Chegando a Berlim fui logo procurando quais eram os clubs alternativos mais interessantes e encontrei o Session Café, que fica dentro do complexo cultural ACUD, um lugar que tem cinema, galeria, pub e o club em que é possível encontrar grande diversidade de música ao vivo, sete dias por semana. Não paguei entrada, a cerveja era barata e a música sensacional, vi uma big band de funk, mas a programação da casa inclui reggae e até forró, aos domingos.

Em seguida fui até Amsterdam e logo de cara me deparei com um festival organizado por uma escola de música em plena Dam Square, bom sinal! Mas ao chegar à cidade vale checar a programação do Paradiso, casa de shows que fica em uma antiga igreja do século XIX,  sempre com ótimas opções. Duas semanas antes da minha chegada a banda galesa Manic Street Preachers fez o primeiro show após um recesso de 10 anos. Se você não conhece, ouça “You Stole the Sun From My Heart“, do terceiro álbum da banda e veja o que, infelizmente, perdi.

Próxima parada, Londres! A cidade vale um post só para citar as opções que ela oferece, mas, se programa ir à cidade, não deixe de conferir a agenda da Brixton Academy, afinal onde mais você pode ver na mesma semana Faith No More, Incubus, Garbage e Alanis Morrisete!?

Se for à Paris vai perceber que a música está nas ruas, é possível ver manifestações por toda a cidade, em diversos pontos, muitos com qualidade duvidosa, mas só na cidade-luz tive a oportunidade de ver um cara chamado Dave Miles tocando um folk rock somente voz e violão, reunir mais de 500 pessoas na escadaria do Palais Garnier. Eu era um deles!

Minha última parada foi Barcelona e, durante o verão, é possível encontrar eventos gratuitos em que se pode curtir boa música. No fim de semana em que estive na cidade aconteceu um evento gratuito de música eletrônica em plena Plaça D’Espanya no pé do monte Montjuic, diversos DJs locais se revezaram nas pick-ups, tocando de industrial a house. Além da música excelente, o cenário era sensacional.

É isso, vale pensar com cuidado na trilha sonora da viagem, garanto que a experiência ficará muito mais completa!

1# Session Café, no complexo cultural ACUD (Berlim)  2# Dam Square (Amsterdam)  3# Paradiso (Amsterdam) 4# Brixton Academy (Londres)  5# Dave Miles no Palais Garnier (Paris)  6# Evento de música eletrônica na Plaça D’Espanya (Barcelona)