DIY: Efeito de coração na foto!

Você já deve ter visto por aí fotos com esses efeitos fofos de corações de luz, o chamado Bokeh, mas nunca imaginou que seria tão fácil de fazer. Para os amantes de fotografia, a gente te ensina os passos para você deixar sua foto mais charmosa. ;)

Para conseguir esse efeito, você precisa ter uma câmera semi ou profissional que tenha uma lente de grande abertura (dê preferência, maior que f2), porque vamos mexer em algumas configurações que as câmeras mais comuns não têm. Além disso, precisamos de uma folha de de cartolina preta, fita adesiva e tesoura (ou estilete).

Passo-a-passo:

1. Corte e molde o papel para fazer uma tampa para a lente. O diâmetro da tampa deve encaixar confortavelmente na lente (sem sobrar nem faltar papel).

2. Bem no meio de tampa, você fará a forma para criar o efeito Bokeh. Podem ser corações, peixinhos, aviões, estrelinhas. Use a sua imaginação!

Importante: o tamanho certo para a forma depende da sua lente. Para saber o tamanho exato, divida a distância focal pela maior abertura (mas que é o menor número) e você saberá o diâmetro para o buraco. Sua forma tem que ter esse tamanho ou ser um pouco menos. No caso de uma lente 50mm 1.8 a forma deve ter no máximo 27mm.

3. Logo que você botar a tampa na lente, vai perceber menos luz no seu visor. Aqui o ideal é usar o foco manual, assim você tem controle sobre o desfoque desejado. Quando os pontos de luz estiverem desfocados, vão ficar da forma que você escolheu para o seu bokeh. O negócio é ir testando, porque tudo varia conforme sua lente e a luz do lugar.

Um pouquinho complicado, né? Mas vale a pena, as fotos ficam lindas e dá para fazer mil e um formatos.