Sushi or not sushi?

Para além das surpresas mais obvias que se esperam do oriente, Tokyo confirma todo o nosso imaginário a respeito do futuro e de tudo que se pensa e se diz sobre o Japão. Mas não é só isso: Tokyo é uma cidade superlativa.

É pulsante, cheia de muita gente e de arranha-céus, de muito neon e movimento, de uma atmosfera apressada e ao mesmo tempo zen. É receptiva, educada, gentil e surpreendente, como sabem ser os próprios japoneses e cada prato que preparam com sabedoria milenar. Tudo é muito diferente e muito especial.

Em meio a tantos painéis de LED e marcas estampadas nas fachadas dos principais cruzamentos da cidade, não se assuste ao encontrar uma japonesa em seus trajes mais autênticos, quimono e tamancos de madeira. Os parques e templos convivem tranquilamente com esse ritmo frenético de uma das capitais mais cosmopolitas do planeta.

Essa dicotomia real entre o passado e o futuro, novo e velho, tradição e modernidade, só confirma a sensação de equilíbrio e sabedoria orientais que tanto impressionam o mundo.

Tudo é muito extremo, do início ao fim do dia, da primeira à última foto. A cidade não para e impressiona tanto pelas grandes lojas e figuras que parecem ter saído de filmes e mangás, quanto pela organização e limpeza.

Acreditem: eu vi um funcionário do metrô passando aspirador de pó na escadaria da estação! Mas esse fato não minimiza a surpresa de banheiros públicos gratuitos super higienizados e muito tecnológicos espalhados pelos bairros.

Em meus dez dias japoneses, nenhum taxi. Somente metrô e muitos quilômetros à pé. E garanto, vale a pena cada passo pela cidade.

Estando lá, a gente entende que a culinária oriental não é maravilhosa só pelo sabor, mas também pela composição incrível dos pratos e pela forma de apresentação dos restaurantes. E, além do mais legítimo sashimi, vale explorar os pratos quentes, que são maravilhosos e bem raros aqui no Brasil.

Os principais pontos turísticos e espaços da cidade, como os bairros de Shibuya, Harajuku, Ginza e o Mercado de Peixes Tsukiji impressionam por tudo que os guias de viagem mostram. Mas, estando em Tokyo, não deixe de visitar o 21_21 DESIGN SIGHT, um museu contemporâneo maravilhoso que tem Issey Miyake como um de seus diretores.

Vale também visitar Shimokitazawa, um bairro bem próximo de Tokyo, que esconde em suas ruelas lojas incríveis que misturam peças de design assinado com as mais autênticas quinquilharias e souvenirs japoneses.

No fim das contas, é bem difícil descrever o futuro. E é exatamente essa a sensação de estar ali. Mas o fato é que as 12 horas de fuso além do horário de Brasília reservam muitas surpresas que fazem valer cada pedacinho da viagem. :)