Como são criados os produtos da Imaginarium?

Outro dia recebemos uma mensagem bem pertinente lá na Fanpage da Imaginarium. A Marcela Lôbo nos escreveu dizendo que tem uma curiosidade enorme em saber como são criados os produtos da Imaginarium. E não é que nunca falamos sobre isso aqui no blog? Os nossos clientes e leitores merecem e muito saber sobre nosso processo de criação. Afinal, nossas lojas são o que são por conta de vocês. Da ideia às prateleiras, rola muita pesquisa, brainstorming, sketching e outras tantas fases de produção que envolvem toda a equipe e garantem o sucesso das nossas criações. Então vamos ao que interessa!

Para começar, a nossa gerência define uma necessidade presente na coleção de produtos Imaginarium. Isso se baseia em vários fatores, como a análise do estoque existente, o histórico de vendas, os produtos de maiores sucessos, o público que se quer atingir e por aí vai. Além de sempre levar em conta as coleções sazonais da Imaginarium: dia dos namorados, natal, dia das crianças. Claro que essa definição também é influenciada e delineada de acordo com nossa constante pesquisa de tendências e necessidades dos nossos clientes.

Depois de definidas a linha de produto ou coleção a que o novo produto irá pertencer, um briefing (documento de informações) bem definido é passado para a nossa equipe de criação, que coloca os neurônios para funcionar! Nessa etapa rola uma intensa busca por referências, inspirações e muita, mas muita imaginação. Começam a surgir os primeiros rabiscos e logo desenhos mais bem definidos com as ideias de produto que surgiram durante esse processo. Com os desenhos em mãos, o pessoal da criação apresenta as alternativas em reunião com a gerente de criação. Ela e a gerente de produtos analisam as propostas, sugerem ajustes e aprovam as ideias. Faz-se as melhorias e reuniões para definir quais as melhores cores, os materiais viáveis, a margem de custo e outros tantos detalhes essenciais que definem o projeto! Depois de tudo ser definitivamente aprovado, é hora de começar a criar a história e nome do novo produto.

Produto criado, nomeado, agora é hora de passar todo o trabalho para o computador. Nessa hora, nossos criadores digitalizam a forma, as cores, o tamanho e os materiais escolhidos para o produto.

Quando o projeto final está redondinho na mão, o trabalho passa para o setor de desenvolvimento. É preciso fazer orçamentos e tramitar os custos com nossos fornecedores para viabilizar a produção!

Tudo acertado! Logo o primeiro protótipo chega pra gente aqui na Imaginarium. Pela primeira vez pegamos na mão o produto que até então só existia no papel. Nesse momento, tudo, tudo é testado. Cada detalhe, cada cor e material é analisado para garantir que a criação faça jus à necessidade inicial. Alguns ajustes daqui e testes de lá até que tudo fique perfeito! Tudo ok e enfim o tão esperado momento da produção! Nossos fornecedores colocam a mão na massa para produzir em quantidade e abastecer a Central de Distribuição que leva o novo produto para as prateleiras de todas as lojas Imaginarium do Brasil.

São 6 meses de planejamento, reuniões, criação e tudo o mais para fazer o que imaginamos aqui chegar as suas mãos! Da Imaginarium, pra você, com todo o carinho, pode ter certeza! <3

E aí, quer ainda mais detalhes? Não deixe de dar uma olhada nesse vídeo de um tempinho atrás produzido pelo programa Mundo S/A! ;-)